O JOGO

O futebol americano é um esporte jogado por 2 times com 11 jogadores em campo cada um.

 O time que tem a posse de bola é chamado de time de ataque (ofensivo) e a intenção desse time é avançar pelo campo através de corridas ou passes até cruzar a linha de gol e chegar a uma área chamada end zone (zona final).

O campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) de largura (1 jarda = 0,9144 metros). As jardas são marcadas uma a uma, com os múltiplos de 5 marcados com a linha inteira e os múltiplos de 10 numerados no gramado.

OBJETIVO DO JOGO

O objetivo do jogo é somar mais pontos que seu adversário. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone) com a posse da bola (touchdown), ganhando 6 pontos e direito a pontapé livre a gol por mais 1 ponto extra, ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem, ao invés de um pontapé livre ao gol, um passe ou uma corrida para a endzone novamente. Ou ainda em uma situação onde um jogador com posse de bola é derrubado, em sua própria “endzone”, por um adversário. Tal situação confere dois pontos à equipe do jogador que o derrubou. É a única situação onde um time sem a posse de bola pode pontuar. É a situação análoga ao gol contra do futebol.

EQUIPAMENTOS

Foto - Torcedores.com

TEMPO DE JOGO

*ATENÇÃO: o tempo de jogo no brasil é de 12 minutos cada tempo.

Cada equipe tem direito a pedir três (3) tempos (“chamados de timeouts”) na primeira metade da partida e mais três na segunda.

Além disto, há também uma parada automática chamada de “two minute warning” quando faltam dois minutos para o fim da primeira etapa e outra a dois minutos do final da partida.

No caso de haver empate no tempo normal, há a realização de uma prorrogação que é chamada de OVERTIME.

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada*. O tempo é parado sempre que o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações. Quando o Jogador sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até o árbitro reposicionar a bola. Two-minute-warning: dois minutos finais do segundo quarto e nos cinco minutos finais do quatro quatro, cronometro fica parado até nova saída da bola

ARBÍTROS

A equipe de arbitragem é formada por sete juízes, o principal, que se posiciona logo atrás do quarterback, e seis auxiliares que ficam espalhados pelo campo. O principal é marcado por utilizar um boné branco, enquanto os auxiliares, bonés pretos. Quando marcam faltas, os árbitros jogam um pano amarelo em campo e depois avisam via microfone qual a falta, quem cometeu e qual a punição.

Foto - Júnior Martins